top of page

Estudantes do Grade 11 exploram a natureza do conhecimento na Exposição de TOK

  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

O evento marca a conclusão da disciplina Theory of Knowledge com investigações baseadas em objetos e reflexões críticas


Estudantes do Grade 11 matriculados no curso Theory of Knowledge (TOK) do International Baccalaureate (IB) Diploma Programme encerraram o semestre apresentando seus projeto finais na TOK Exhibition, uma mostra acadêmica criada para explorar como o conhecimento é construído, questionado e aplicado no mundo real. Com a presença de pais, estudantes e funcionários, o evento ofereceu à comunidade escolar uma oportunidade única de participar de diálogos significativos sobre a natureza do conhecimento.


Conectando teoria e realidade


A disciplina TOK, componente essencial do IB Diploma Programme, desafia os alunos a refletirem criticamente sobre o que é o conhecimento e como o adquirimos. Por meio de uma abordagem investigativa, os estudantes analisam questões amplas como “O que sabemos?” e “Como sabemos?”, fazendo conexões entre diferentes disciplinas e contextos da vida real.


A exposição marca a conclusão do primeiro ano do curso e é apresentada exclusivamente por estudantes do Grade 11 atualmente matriculados em TOK. Para esses alunos, o evento representa uma oportunidade de mostrar o que aprenderam ao longo do ano e envolver outras pessoas em seu processo de investigação.



Três objetos, uma pergunta central


Para iniciar o projeto, cada estudante selecionou um entre 35 prompts oficiais da Avaliação Interna (IA) propostos pelo IB.


A partir da pergunta escolhida, os alunos selecionaram três objetos do mundo real que ilustrassem a questão em diferentes contextos. Esses objetos, que variaram de artefatos históricos e livros a itens pessoais, foram analisados individualmente e acompanhados de um comentário escrito que justificava sua relevância para a pergunta investigada.


O objetivo não era apenas descrever os objetos, mas demonstrar como cada item sustentava um argumento em resposta à questão proposta, incorporando conceitos fundamentais do TOK e conexões pessoais.


Diferentemente de uma apresentação formal, a TOK Exhibition promove uma experiência interativa. Os alunos ficaram ao lado de seus painéis e dialogaram diretamente com os visitantes, incentivando uma troca reflexiva e dinâmica. Essa abordagem permitiu que os estudantes articulassem suas ideias, respondessem a perguntas e considerassem diferentes pontos de vista em tempo real.


Reflexões dos Estudantes


Gabriel Cavalcanti, um dos treze estudantes participantes, escolheu a pergunta “Quais são as limitações na busca pelo conhecimento?” e refletiu sobre a experiência:


“Como temos muita liberdade para escolher o que quisermos, é um projeto divertido de fazer. Eu pude escolher temas com os quais tenho conexão. Foi a primeira vez que fiz uma apresentação assim, e gostei bastante porque é mais como uma conversa informal. Como TOK envolve filosofia e reflexão, é mais interessante ter esse tipo de troca do que uma apresentação padrão. Acho que foi uma experiência que certamente terei de novo na faculdade, então foi um bom começo para entender o que me espera.”


Ward Shqair escolheu o prompt “Alguns conhecimentos não deveriam ser ensinados por razões éticas?”, conectando-o com seu interesse por história:


“Escolhi essa pergunta porque consegui relacioná-la com uma área de que gosto muito. Usei três objetos bem diferentes para mostrar contrastes e diferentes pontos de vista entre o presente e o passado. Gostei muito da experiência, foi agradável porque nos permitiu discutir ideias sem aquele tom hostil típico de debates. Acho que foi uma experiência muito útil para o meu futuro, especialmente pensando em seminários na faculdade. Pude desenvolver habilidades que também usaria em uma apresentação tradicional.”


A TOK Exhibition exemplifica o compromisso do International Baccalaureate em formar indivíduos reflexivos e conscientes, preparados para lidar com questões globais complexas. Ao incentivar os alunos a explorarem o conhecimento por meio de exemplos concretos e diálogos abertos, a exposição estimula a curiosidade intelectual e contribui para o desenvolvimento das habilidades analíticas e de comunicação essenciais para o sucesso acadêmico no futuro.



 
 
 

Comments


bottom of page