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Estudantes da Nations Vivenciam o Crescimento por Meio do Serviço nas Colônias de Férias Comunitárias em Brasília

  • 11 de ago.
  • 3 min de leitura

Empoderando Jovens por Meio do Serviço: Estudantes da Nations Promovem Alegria, Aprendizado e Unidade nas Colônias de Férias Comunitárias de Brasília.



Estudantes da Nations no CECON (Centro de Convivência) na Estrutural, após um dia de atividades.
Estudantes da Nations no CECON (Centro de Convivência) na Estrutural, após um dia de atividades.

Em julho de 2025, estudantes da Escola das Nações participaram das Colônias de Férias Comunitárias, uma iniciativa regional organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Bahá’í do Centro-Oeste, em parceria com dezenas de instituições e voluntários. Realizadas semestralmente em diferentes regiões administrativas de Brasília, essas colônias criam espaços alegres e significativos onde crianças e adolescentes se envolvem com atividades educativas, artísticas, esportivas e de desenvolvimento espiritual.


No último mês, um grupo de voluntários da Nations que incluiu estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, ex-alunos, familiares e colaboradores, participou de diferentes momentos das colônias, refletindo o compromisso vivo da escola com o serviço e a construção de comunidades.


Uma Semana de Serviço, Aprendizado e Crescimento


Antes do início do ano letivo, nossos estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio dedicaram uma semana inteira de suas férias para atuar como parte da equipe de ensino voltada ao empoderamento moral. Eles foram responsáveis por planejar e facilitar sessões diárias para grupos de crianças, conduzindo atividades que promoveram valores, reflexão e alegria.


Durante o programa de cinco dias, os estudantes aprimoraram e exemplificaram liderança, iniciativa, compaixão, trabalho em equipe, responsabilidade, adaptabilidade, criatividade e discernimento moral. Sua presença constante e forte senso de propósito proporcionaram um ambiente seguro e inspirador para as crianças, ao mesmo tempo que fortaleceram sua própria identidade como cidadãos globais.



Participação Ativa e Conexões Significativas


Mais tarde, no dia 30 de julho, um grupo de oito estudantes dos Grades 11 e 12 do Ensino Médio participou de outra colônia, contribuindo por duas horas com diversas atividades. Primeiro, apoiaram oficinas de empoderamento moral para crianças e adolescentes, trabalhando em pequenos grupos junto a facilitadores locais.


Durante uma atividade artística, um estudante compartilhou uma interação marcante: uma criança pediu um “lápis cor de pele”. O estudante respondeu com delicadeza: “Existem muitos tons de pele: qual é o seu?” A criança pensou por um momento e respondeu sorrindo: “Marrom, por favor.” Esse momento ilustra a consciência e sensibilidade que emergem por meio do aprendizado baseado no serviço.


Além do apoio pedagógico, os estudantes também auxiliaram na distribuição de lanches e nas tarefas logísticas, oferecendo uma pausa para os voluntários locais e garantindo que todas as crianças fossem atendidas com cuidado.


Uma Comunidade de Aprendizagem em Ação


A parceria entre a Escola das Nações e o Instituto de Desenvolvimento Bahá’í é um exemplo inspirador de como uma comunidade escolar pode se unir, entre gerações, para servir e aprender em conjunto. Enquanto ex-alunos e educadores continuam a dar exemplo por meio do serviço e da liderança, os estudantes atuais são convidados a aplicar seus aprendizados além da sala de aula.


Para os alunos do IB Diploma Programme, essas experiências contribuem significativamente para o CAS (Creativity, Activity, Service), reforçando a visão da escola de Cidadania Global e alinhando-se ao nosso propósito de formar indivíduos Nobres de Caráter, comprometidos com a melhoria do mundo.


Como parte do Programa de Aprendizagem por Meio do Serviço da escola, as colônias comunitárias oferecem oportunidades transformadoras de colocar valores em prática, conectando o desenvolvimento moral e espiritual a impactos concretos na sociedade.


As Colônias de Férias Comunitárias acontecem sempre em janeiro e julho, e novas oportunidades como essas serão divulgadas à comunidade escolar nos próximos recessos.



 
 
 

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