Oferecido pelo Programa Arvorar Jovem, o projeto ofereceu a pré-adolescentes e adolescentes um espaço de escuta, acolhimento e reflexão
De 17 a 25 de outubro, os alunos do Middle e do High School participaram do "Projeto Adolescer", oferecido por educadores do "Programa Arvorar Jovem". Com o objetivo de oferecer a pré-adolescentes e adolescentes um espaço de escuta e acolhimento, os profissionais promoveram oficinas e atividades para que os estudantes refletissem sobre emoções e desafios de serem adolescentes no mundo contemporâneo, especialmente em um contexto pós-pandêmico.
Ampliar a consciência do jovem sobre seu papel como protagonista da própria história e de um mundo em transformação está, também, entre as finalidades do "Programa Arvorar Jovem". Com inspiração na Fé Bahá'í, a empresa busca alinhar seu trabalho educacional aos princípios e valores da religião. De acordo com Faezeh Shaikhzadeh, psicopedagoga e co-idealizadora do projeto, alguns dos principais temas trabalhados com os alunos foi fazê-los enxergar a adolescência como um portal de transformação e entender a importância de expressar e identificar emoções.
“Como trabalhamos com segmentos diferentes, utilizamos ferramentas específicas e adaptadas à faixa etária. Mesmo com as diferenças, há muito em comum, que permeia o período de pré-adolescência e adolescência”, comenta Faezeh.
João Antônio Gomes, aluno do Grade 8, revela que as oficinas vão ajudá-lo no cotidiano como estudante e adolescente. “A minha experiência foi positiva! Acredito que a oficina vai ajudar pelo fato de que precisamos nos concentrar nos estudos, mas, também, enxergar o lado positivo como, por exemplo, pensar que esse esforço vai nos trazer um futuro melhor.”
Aos pais, o "Projeto Adolescer" ofereceu a palestra " Adolescer: Desenvolvendo Habilidades para a vida". Em formato de roda de conversa, as famílias tiveram a oportunidade de compartilhar com os educadores anseios e preocupações e, também, de receber orientações sobre como acompanhar melhor os filhos nessa fase da vida.
“O propósito da roda de conversa com as famílias é debater sobre o que é criar um adolescente em um mundo tão conturbado e intenso. Queríamos fazer com que os pais reconhecessem as características deste mundo e como eles podem garantir mais estabilidade para que os adolescentes façam uma transição leve e segura”, revela o psicólogo e idealizador do "Arvorar Jovem", Eduardo Santos.
Comentários